Principais dúvidas sobre Rinoplastia
Rinoplastia

Principais dúvidas sobre Rinoplastia

A cirurgia plástica no nariz, ou rinoplastia, é um dos procedimentos estéticos de maior procura no país. O órgão, por estar localizado bem no centro da face, tem grande destaque, e é justamente por isso que causa tanto desconforto. Todo esse incômodo gera inúmeros questionamentos acerca do procedimento cirúrgico e por isso, foram elencadas as principais dúvidas sobre rinoplastia, que serão respondidas a seguir.

Uma das principais dúvidas sobre rinoplastia refere-se ao valor do procedimento.  Por se tratar de uma cirurgia, o investimento total pode ser separado em:

  • Consulta com o cirurgião plástico;
  • Exames pré-cirúrgicos — caso não tenha convênio médico;
  • Valor cobrado pelo uso do centro cirúrgico e demais instalações hospitalares;
  • Valor da mão de obra do cirurgião e de sua equipe;
  • Custos com medicamentos pós-operatório;
  • Sessões de drenagem linfática — se necessário;

Esse é o investimento para realizar uma rinoplastia, sendo que tais valores só podem ser informados dentro de um consultório médico, conforme uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Principais dúvidas sobre rinoplastia

O procedimento da rinoplastia é perigoso?

Essa é uma das principais dúvidas sobre rinoplastia e a que causa o maior número de desistências por parte dos pacientes. A resposta para tal questionamento é: não. A rinoplastia é um procedimento muito seguro, desde que realizado por um cirurgião plástico que tenha grande experiência no assunto.

Além do fato já mencionado, como trata-se de uma cirurgia, o paciente precisa passar em consulta para que o médico possa entender a queixa, estudar seus antecedentes de saúde e solicitar os exames pré-operatórios adequados. Tudo isso para minimizar possíveis riscos.

Em alguns casos, é preciso passar em consulta com um cardiologista ou pneumologista — médico especialista em cuidar dos pulmões. Um pouco antes da data da cirurgia, o médico anestesista conversa com o paciente para saber sobre como o paciente se comportou em cirurgias anteriores e assim adequar a anestesia e os medicamentos ao caso específico.

Durante a rinoplastia, que dura em média 3 horas, o paciente é monitorado continuamente e todos os cuidados são tomados para que não ocorram complicações. Lembrando que um hospital com suporte de UTI e disponibilidade de exames e equipamentos adequados é fundamental para qualquer intercorrência.

Como é feita a rinoplastia?

Com o paciente anestesiado e monitorado, o cirurgião plástico faz uma incisão (corte) na parte inferior das narinas e descola a pele da cartilagem e do osso. Então realiza a moldagem das estruturas de acordo com a programação prévia. Para essa moldagem são utilizados pontos e pequenos fragmentos de cartilagem retirados do próprio septo nasal.

No caso da rinoplastia fechada moderna, também chamada de Rinoplastia Preservadora, o cirurgião tem uma visão mais limitada das estruturas. Nessa técnica, o profissional precisa de uma grande experiência para uma cirurgia de sucesso, mas tem a grande vantagem de uma recuperação mais rápida com resultados excelentes.

Após todo o procedimento é comum o cirurgião fazer um curativo com uma tala plástica para que não ocorra movimentação do nariz após a cirurgia, assim como um curativo interno, ou tampão, que ajuda a minimizar possíveis sangramentos.  O paciente tem alta do hospital entre oito a 12 horas após a rinoplastia.

Como é o pós-operatório da rinoplastia?

Essa questão, definitivamente, é uma das mais importantes dentre as principais dúvidas sobre rinoplastia.  Após a cirurgia plástica no nariz não é comum que o paciente sinta dor.

A sensação de quem realiza a cirurgia é semelhante a um resfriado, ou seja, a região do nariz e da face ficam inchadas e um pouco pesadas e o paciente fica com certa dificuldade para respirar.

Também é comum que o paciente não sinta a ponta do nariz e que fique com a boca um pouco endurecida, o que dificulta a fala e o ato de sorrir. Todos estes sinais desaparecem em algumas semanas após o procedimento.

Quando fazer a rinoplastia?

Entre as principais dúvidas sobre rinoplastia, a que se refere a idade para a realização do procedimento é muito comum. Os cirurgiões indicam que a cirurgia seja feita após o desenvolvimento da face do paciente, ou seja, após os 15 anos.

É importante saber que o procedimento de rinoplastia é algo que exige decisão pessoal e que não deve depender da opinião de terceiros, a não ser que o paciente seja menor de idade. Neste caso, é necessária a autorização dos pais ou tutores responsáveis para que a cirurgia seja feita.

Caso ocorra o incômodo com o formato do nariz ou com a respiração, você pode ser candidato à cirurgia. Vale lembrar que não basta querer, é necessário ter indicação médica e estar apto ao procedimento.

O meu nariz ficará igual ao de uma celebridade?

Os cirurgiões plásticos estão acostumados, durante a consulta sobre rinoplastia, a se deparar com um paciente que quer o nariz igual ao de uma celebridade. É importante salientar que tal pedido não irá se concretizar.

O resultado de uma cirurgia plástica no nariz está relacionado com várias características do nariz do paciente, como o tipo de pele e a forma e posição das estruturas existentes. Além disso, o melhor nariz é aquele que fica equilibrado ao restante da face do paciente. Logo, de nada adianta querer o nariz de uma celebridade!

Quanto tempo até o resultado da plástica?

 Dentre todas as principais dúvidas sobre rinoplastia, essa última é a que mais traz expectativas. Os primeiros indicativos de como ficará o nariz após a cirurgia plástica é visível a partir do primeiro dia em que se retira o curativo, ou seja, 7 dias após a cirurgia.   Contudo o resultado definitivo só é percebido 12 meses após, pois esse é o período necessário para que ocorra a cicatrização e diminuição do inchaço por completo.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato